terça-feira, 13 de novembro de 2012

Carta entre sonhos

      



       Oi, netinha
 
       Resolvi passear hoje pelos seus sonhos porque senti que você tava precisando de um conforto especial; tinha que ser meu, não tava servindo de mais ninguém.
       Para começar, hoje, um pouco diferente de como era na época que eu ainda tava aí pela Terra, vou usar só palavras doces. É que eu mudei muito, sabe? Aprendi como as coisas realmente funcionam... mas isso eu não posso te contar, um dia você também vai entender os mistérios dessa vida.
       Apesar de estar mais suave, continuo o mesmo, Biribiu. Pode acreditar. Ainda sou rabugento, por sinal. É que por carta eu consigo canalizar as minhas forças melhor e selecionar apenas as palavras mais adequadas.
       Enfim, só estou passando por aqui pra te lembrar que a morte é muito pouco. Embora eu não possa te explicar detalhadamente e, daí, você nem possa entender a morte, estou te dando essa dica: é pouco; é bem menos do que a gente imagina.
       Por isso, não exite em sorrir sempre que pensar em mim, ainda sou eu, você apenas não me enxerga mais com seus olhos e cérebro terrenos. Mas você pode - e deve - se lembrar, pode e deve falar de mim sem tristeza, você sabe que eu não gosto disso. E, Bielle, que absurdo é esse de você estar achando que talvez a tristeza combine mesmo com você? Que combina que nada! Você fica muito mais bonita sorrindo, sapeca e engatinhando pelo chão igual uma máquina - bebê the flash - e soltando igual a uma gralha o primeiro nome que você falou: "Inho! Inho! Inho! Inho! Inho! Inho! Inho! Inho! Inho!Inho! Inho! Inho! Inho! Inho! Inho! Inho! Inho! Inho! Inho! Inho! Inho! Inho! Inho! Inho! Inho! Inho! Inho! Inho! Inho! Inho! Inho! Inho! Inho! Inho! Inho! Inho! Inho! Inho! Inho! Inho! Inho!". E tinha como ser outro?
       Já que você resolveu me dar tal honra ainda bebê, resolveu ser pentelhinha a infância inteira fugindo dos meus beijos e carinhos e querendo me enciumar indo beijar a Inha - você tinha que compensar a desfeita com ela também, né? Hahaha, mas está tudo certo, já passou.
       Sua doida, Biribiu fafado, tenho visto que você está sabendo se cuidar muito bem e queria te dizer que eu também estou me saindo muito bem. Queria só que você tentasse levar as coisas com mais leveza. Todo mundo sabe que você nunca se encontrou no Balé, então nem tem como eu pedir pra você virar uma pluma... se alguém pedir isso é porque não te conhece... e não é até que depois você foi se aventurar pelo mundo do circo? Quem diria!
       Mas tente balancear melhor.... misturar com essa sua intensidade um bocado de parcimônia. De vez em quando é bom, né? Só não quero que você sofra muito...
       Na verdade, pensando bem, o que eu quero é que você sofra, mas que sorria muito mais. Sofrimento também cai bem DE VEZ EM QUANDO. E a tristeza realmente não te cai mal, mas a questão é que a felicidade te cai muito melhor, minha Cachinhos Dourados.
       Não se esquece, está bem? Mande beijos e abraços saudosos para todo mundo, quero sentir todo mundo muito bem. Amo vocês.
       Continue tendo bons sonhos.
       Te envio, além de todos aqueles beijos melados dos quais um dia você fugiu de pirraça, um amontoado infinito de lembranças nossas e da nossa família pra você matar saudades, estampar um sorriso gostoso ao acordar e ficar com o gostinho de quero mais - porque não acabou.
       Até logo!
       Ainda preciso assinar? Piada, né.
 

4 comentários:

  1. Aninha e suas pedras
    (Cora Coralina)

    Não te deixes destruir...
    Ajuntando novas pedras
    e construindo novos poemas.

    Recria tua vida, sempre, sempre.
    Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.

    Faz de tua vida mesquinha
    um poema.
    E viverás no coração dos jovens
    e na memória das gerações que hão de vir.

    Esta fonte é para uso de todos os sedentos.
    Toma a tua parte.
    Vem a estas páginas
    e não entraves seu uso
    aos que têm sede.

    ResponderExcluir
  2. I had jsut finished a comment when my computer crashing.. grrrr I am rushing, so I am only going to leave somethign short. Later I will write a longer one. I loved this poem - and I mean poem, it is a sort of poem, a beautiful one, an amazing one. I also know that your grandfather loves it, somehow he has read it, and is proud of you. That may sound silly (and I am not a paritcularly religious person), but it is what I feel.
    Keep writing my friend, no matter how crazy the world may feel, keep writing.
    Later I will write more! :-)

    ResponderExcluir
  3. Olá my friend,
    I am going to try to write something longer, something that can justify your letter/poem. I have read it and re-read it several times, it really touches and amazes me. It conveys a lot of things: your love for and relationship with your grandfather, how much you miss him, but also a lot about you, being sad at times (and accepting this), accepting yourself, being happy with yourself, accepting loss, and probably if (when) I read it again, I will find more. Reading it I felt I could see a little bit more of your mind (and soul)! In addition, as is common with your work - one of your gifts - you can make the utterly personal universal. I think anyone who has lost someone close who reads this would be touched be it..
    Just to close, I know your grandfather is proud of you (in general, but also cause of this letter/poem), but in a way, he is still alive inside you, he always will be...
    Keep writing!!

    ResponderExcluir
  4. Sem palavras...muita emoção...

    ResponderExcluir