terça-feira, 14 de junho de 2011

Mil facetas de mim mesma

Hoje, me lendo, percebi que sempre vaguei por vários universos bem distintos um do outro...
Só na escola, eu era amiga dos inteligentes, da galera do fundão, dos professores, dos excluídos.. Além disso, tinha a minha família, o pessoal da igreja, do vôlei, do jazz, do ballet... Depois, o pessoal da outra escola, do inglês, do francês, da dança de salão, da faculdade, da loja, os agregados... Enfim, infinitos grupos me cercavam, companhias certas e tortas, velhas e novas...
E, em cada universo desses, eu era uma Gabrielle. Em alguns, meu lado extrovertido se sobressaía mais, em outros, minha sinceridade se aflorava, em outros, minha teimosia que era a minha marca registrada. Isso sempre me fez muito bem, pude assumir um milhão de eus, eus que são a mistura de elementos meus e elementos que estão à minha volta, eus que são a minha resposta à maneira que as pessoas me tratam, ao ambiente que frequentamos, aos assuntos que conversamos.
Nessa, vou me construindo e me conhecendo, percebendo as várias facetas que eu tenho. Afinal, nós, seres humanos, não somos uma coisa ou outra, mas sim um leque de possibilidades dentro do que a nossa personalidade nos permite. Violenta, por exemplo, está fora do que a minha personalidade me permite, logo não sou violenta com nenhuma das pessoas com quem lido. Porém, posso ser mais ou menos desbocada, mais ou menos largada, mais ou menos vaidosa, mais ou menos carinhosa... Isso vai depender de com quem estou lidando, do lugar que eu estou, da ocasião que se trata. Sou feita de todos esses meus eus... Eles são pedacinhos de mim que eu vou guardando comigo, que vão me ajudando a chegar ao produto final, que sou eu: um eu que se altera a cada dia, a cada convívio com o próximo, a cada palavra, a cada lembrança nova...
Há quem diga que essa história de mudar conforme o ambiente é errado, que é coisa de quem não tem personalidade, de quem finge ser o que não é. Discordo. Isso é balela pra mim. Mudar de acordo com o ambiente é o normal e é uma arte, a arte de se adaptar e de ser mil em um. Me diz se você é o mesmo com o pessoal do seu trabalho e com os seus amigos de infância? Claro que não! Mas a questão é que as pessoas, normalmente, não se abrem a diferentes grupos, escolhendo sempre amigos com personalidades parecidas. Assim, também se comportam de maneira parecida com eles.
Atacar uma pessoa por ela ser várias ao mesmo tempo é subestimar a complexidade da mesma, pura ignorância. Chega a ser falta de auto-conhecimento, porque todos somos mil em um, mas alguns se permitem inovar mais do que outros. O importante mesmo é que o nosso comportamento depende de diversas variáveis, mas a nossa essência é a mesma em todos os grupos, sempre: com certos amigos, você pode viver falando de política e com outros, só de futebol ou de maquiagem, mas o seu olhar, o seu cheiro, o seu sorriso vão ser os mesmos em ambos!
Andamos na terra e nadamos na água, somos feitos pra isso: nos adaptar nos diferentes ambientes. E o que é melhor: andar na terra ou nadar na água? Não tem melhor, as duas coisas podem ser maravilhosas. Nadar num mar cristalino num dia de sol impecável em boa companhia pode ser um programa inesquecível, mas quem vai dizer que passear com seu amor dentre algumas lindas ruazinhas de uma cidade igualmente linda num feriado, deixando todos os problemas de lado, não pode ser um programa tão bom quanto?

4 comentários:

  1. Wow.. what can I say. First, so many poems after a long break :-)
    This one was special, really special... I think I will have to read it several more times before I can properly comment on it. For now, what I can say is that it really impacted on me, blew my mind as they say. It is beautiful, moving, powerful and interesting. Amazing!
    You really have a gift, keep using it...
    And I agree with what you say :-)

    ResponderExcluir
  2. I feel like I have to write something else about this. I have always liked your poems, you know that. I have always encouraged you, read your poems, liked them a lot, commented on them.. They are all good (and you know how much I have liked them) but every so often you write something that really really touches me. This is one of these times. I really liked, no loved this, it went straight to my heart...
    As I said in my previous post you have a gift. I feel proud and privileged that I can read your poems, and I also feel proud and good that I can, somehow in someway, encourage you to write more.... I could say lots more about this poem/writing, but I will stop now.. I have written too much!!! Write more soon, very soon.. :-)

    ResponderExcluir
  3. It's been a while since you have posted anything and I know it's going to be a while till you post anything else... I know the reasons for this are good (very good) and hope that when my wait is over, I am going to be reading some very special stuff :-)
    For now, to cope with my withdrawal symptoms, I am re-reading some of your poems. And I have really liking what I read... At the risk of being boring (cause this is my third comment) I am going to tell you again how much I liked this last one. Each time I read it, it sounds like new, a very rare quality, and really impacts on me...

    ResponderExcluir
  4. It has been 6 or 7 weeks since you posted anything here:-( I'm really missing not reading anything new! You have to find time on your travels to post something (especially anything about homesickness... as I am suffering today ha ha ha. But as I said in the last post, each time I re-read I find something new.. Also I hope in your travels you're going to have lots of experiences (good and bad) to write about, new stimuli, new cultures, new rhtyms and even new music. So I will be patient and await your new work when it comes.. :-)

    ResponderExcluir