domingo, 7 de abril de 2013

Saudade



Admito, foi difícil vir. Mais do que eu deixei transparecer. Bem mais. Coloquei na mala um pouquinho de cada um que amo. Sentei em cima porque tava lotada demais e nem sei como eu consegui fechá-la. Mas ça ne suffit pas, tem dias que dá aquela saudade... Fica até difícil respirar.

Deixei meu quarto ainda desarrumado. Meus 2 gatos, dengosos, pedindo carinho, passeando entre minhas pernas e soltando "miaus" ininterruptos.

Deixei a mãe despreparada, com o coração na mão e preocupada.

Deixei um sonho pela metade; a profissão, joguei aos leões. Vim em busca de um rumo, do jeito que tava não dava mais.

Deixei aquele homão que me apareceu meses antes. Dei um beijo apaixonado, catei minhas coisas todas e deixei ele de cueca, enrolado nos lençóis, dizendo com os lábios pra eu vir e me apoiando e com o olhar, pra eu ficar.

E fico me perguntando até que ponto aquilo que dizem de que é mais difícil pra quem fica é verdade.

É que eu achei que ia encontrar por aqui um bocado de vocês no brilho dos olhos de quem eu viesse a conhecer. Claro que eu não esperava encontrar com pessoas idênticas a vocês, mas sim aquele pouquinho, coisa boba, que me fez amar tanto vocês. Talvez um pouco do primo no sorriso de um colega ou o mesmo espirro da minha mãe num desconhecido que sentou do meu lado no café. Ou então a rapidez na fala daquela minha amiga querida saindo da boca de um francês engraçado que cruzaria o meu caminho. Ou até mesmo o jeito de vestir do charmant, o cafuné do melhor amigo ou a comida da vovó. O perfume do pai também servia. Ou o riso frouxo do irmão mais novo. Um suspiro que fosse de vocês já ia confortar o meu coração. Saber que tem gente tão apaixonante assim ia ajudar muito, é só isso que eu queria.

Mas não tem vocês em nada. Apenas fotos vazias no quadro aqui da frente. O quarto tá mais vazio do que nunca e nem me preocupei em acender as luzes. What's the point?

Acreditam que joguei umas roupas no chão pra dar a impressão de que ele tá mais cheio? Ok, eu admito, não foi só por isso, eu devo ser a virginiana mais caótica que existe. Mas aqui eu adquiri o hábito de arrumar tudo logo que eu entro no quarto e agora perdi a vontade.

Ei, isso tudo é pra dizer que hoje deu saudade.



2 comentários:

  1. Amazing, simply amazing.. later tonight I will write properly, but this is such a powerful poem, sad, lonely, but powerful...

    ResponderExcluir
  2. I read it again now, and it struck me even more this tme. This is powerful, and sad. It even made me a little worried about you - saudade is such a terrible thing... but back to the poem. As I said earlier, it it amazing - you have as you are probably fed up with me telling you, an amazing gift with words, with on the one hand expressing your emotions, crsytaliing them, and, on the other, with universalizing them. I think anyone who has been away from home, who has missed friends, relatives, loved ones, who read this and feel like crying...
    Keep writing my friend, and look for happiness, for silly, stupid, funny things, that can help you 'aguentar' the saudade...
    you will find the strength and courage, I know you will.

    ResponderExcluir